Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Felgueiras

Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Felgueiras

Erasmus + kA122

ERASMUS + Ação KA122

PROJETO “THE FUTURE IS TODAY”

 

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, apresentou uma candidatura ao programa ERASMUS+, Ação-Chave 1 (KA122 mobilidade de pessoal docente e não docente), a qual foi aprovada em setembro de 2021 por um período de 18 meses.

Integrado numa comunidade com uma forte indústria do calçado e onde é possível entrar para o mundo do trabalho com uma escolaridade relativamente baixa, o Agrupamento debate-se com o desafio de provar à comunidade a sua relevância e preponderância no futuro daqueles que ao frequentam. Também o número crescente de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão é uma realidade no nosso Agrupamento à qual é urgente dar resposta. Constata-se, ainda, alguma iliteracia digital ao nível do pessoal docente, não docente e discente. É importante realçar que a maioria dos docentes deste Agrupamento está envolvido no programa de capacitação digital, sendo necessário com muita urgência minimizar e suprimir este défice.

Assim sendo, foram definidas áreas prioritárias de intervenção, a saber:

 

  • Promover a igualdade e inclusão na aprendizagem indo ao encontro das necessidades e expetativas de cada um, promovendo o sucesso escolar e a integração na comunidade Modificar as metodologias pedagógicas com recurso ao digital.

O objetivo prende-se com o elevado número de alunos com dificuldades de aprendizagem e variedade de medidas inclusivas. Deste modo, a implementação das medidas deve ocorrer em todas as modalidades e percursos de educação e de formação, de modo a garantir que todos os alunos têm igualdade de oportunidades no acesso e na frequência das diferentes ofertas educativas e formativas. Pretende-se melhorar o apoio às aprendizagens através da diferenciação e coadjuvação.

 

  • Maior capacitação digital dos docentes.

A construção de uma sociedade digital, identificada pelo Estado Português como uma oportunidade para “desenvolver um clima favorável à inovação e ao conhecimento”, enquanto desígnio, cuja visão estratégica foi definida através do Plano de Ação para a Transição Digital, em alinhamento com os objetivos da União Europeia no período de programação 2021-2027, de acordo com o quadro da Política de Coesão, é um desígnio do nosso Agrupamento. Debatemo-nos, ainda, com um deficit digital do pessoal docente e discente e baixas espectativas dos mesmos. É fulcral desmistificar, com metodologias pedagógicas novas e motivadoras/atuais, o ensino a distância (E@D) e alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.

 

  • A Internacionalização do Agrupamento.

Relativamente à instituição, o objetivo é internacionalizar o Agrupamento, projetando a sua imagem como um exemplo de inovação, dando enfase à dimensão europeia das instituições educativas; promover a formação de todos os intervenientes, bem como, criar oportunidades para o pessoal não docente desenvolver as suas competências linguísticas de forma a estarem aptos a participarem e acolher alunos/docentes em futuros intercâmbios europeus

Critérios de Seleção dos elementos a integrar a mobilidade

 

A Equipa Erasmus + apresentou os Critérios de Seleção dos elementos a integrar a mobilidade, pessoal docente e não docente, aprovados em Conselho Pedagógico. Todo o processo de seleção contemplará 2 fases, a saber:

  • Questionário on-line;
  • Entrevista em inglês (presidida por um elemento da Direção e um elemento da Equipa Erasmus +);

 

Critérios de seleção do Pessoal Docente: 

  • Membros da Equipa Erasmus +;
  • Membros do Conselho Pedagógico;
  • Elementos da Direção;
  • Coordenadores de Estabelecimento;
  • Outros docentes do quadro envolvidos em atividades do PAA ou projetos.

 

NOTA: Será dada preferência aos docentes do quadro de Agrupamento, visto que terão de implementar projetos/atividades…

 

Critérios de seleção do Pessoal Não Docente:

  • Habilitações literárias;
  • Conhecimentos da língua inglesa falada e escrita;
  • Relacionamento interpessoal com os alunos.

Resultados das candidaturas à mobilidade ERASMUS +(KA122) – Candidatos selecionados:

 

Pessoal Docente

– Alzira Manuela Fernandes Pereira

– Ana Cristina Magalhães Braga

– Anabela Teixeira Alves Brochado

– Carla Manuela da Cunha Guimarães

– Carla Sandra Paiva Leitão

– Dora Marinela Soares Rodrigues Adeganha

– Fernando António Costa Almendra

– Maria Anunciação Resende da Rocha

– Maria Cristina Teixeira de Castro Lopes Faria de Carvalho

– Maria da Graça Soares Bica

– Natália Amélia Mendes Magalhães Cardoso

– Nelson da Costa Ramalhoto

 

Pessoal Não docente

– Diana Cristina Queirós

– Maria José Leite Monteiro

– Marisa Susana Moura de Sousa

– Zínia Otília Teixeira da Nóbrega

 

NOTA: A Coordenadora da Equipa EMAEI do Agrupamento, Zaida Freitas dos Santos da Silva, irá participar na mobilidade, num curso no âmbito da Inclusão, tal como previsto no projeto aprovado pelo Programa Erasmus+.

PROJETO “THE FUTURE IS TODAY”

 

 

A divulgação do projeto foi feita do seguinte modo:

  • Nos seguintes órgãos do Agrupamento: Conselho Pedagógico, Departamentos e Subdepartamentos Curriculares;
  • Via email para a Comunidade Escolar;
  • Através de publicação no Facebook do Agrupamento;
  • Através de publicação no jornal escolar “O Sovelinhas”;
  • Através de publicação no jornal de Felgueiras “Semanário de Felgueiras”.

Curso “Learn English the Fun Way”

Organizador: InterAct

Localização: Dublin

Calendarização: 18 a 22 de abril de 2022

Participantes: Pessoal não docente

– Diana Cristina Cunha

– Maria José Monteiro

– Marisa Susana Sousa

– Zínia Otília Nóbrega

 

“This course is for all those who want to improve their fluency in English as well as refresh their methodology. The course will focus on a blend of lecture format and practical activities based on active learning to enhance the acquisition of English as a foreign language. Methodology is based on theoretical lessons and practical hands-on activities such as games, oral and written exercises, simulations, role-play, field trips, project-based learning, technology assisted learning, formative and summative assessments. Participants will have the opportunity to develop oral and written skills in English as well as broaden their horizons regarding the culture of the English-speaking world. “

 

 

O curso decorrerá em Dublin, capital da Irlanda que pertence à província de Leinster, estando situada na baía de Dublin.  O centro da cidade é dividido de norte a sul pelo rio Liffey, unidos pela ponte O´Connel, uma das pontes mais famosas da cidade. Dublin é o principal porto do país, centro de comércio e centro industrial.

A cidade foi fundada pelos vikings no séc. IX, que a apelidaram de Dubh Linn (lagoa negra), cujo nome está relacionado com o encontro dos rios Liffey e Poddle, que formavam um poço escuro e profundo na parte traseira do Dublin Castle.

É uma cidade conhecida pela afetividade dos seus habitantes, bem como pela produção de cerveja.

Informação cultural:

Região do Temple Bar: zona à beira rio, de grande animação, com vários pubs, restaurantes , lojas de vestuário e artesanato. Aqui também é conhecido o Food Market (mercado de comida) e o Book Market (mercado de livros de segunda mão).

Esta zona deve o seu nome a Sir William Temple, que adquiriu os terrenos em 1600.

Na cidade existem vários espaços verdes destacando-se o Parque Merrion Square, onde se encontra a estátua de Óscar Wild.

Castelo de Dublin: corresponde a uma fortaleza cuja construção terminou no século XVI, construído na mesma zona onde anteriormente existiria um castelo do século XII. Em 1684, um incêndio destruiu uma grande parte do castelo que acabou por ser reconstruído, mas obedecendo às influências da época. Atualmente alberga departamentos governamentais.

Catedral de S. Patrício

É a maior catedral da Irlanda, construída no séc. XIII, em homenagem ao Santo Padroeiro da Irlanda, São Patrício. Entre os séculos XVIII e XIX serviu como capela da Ordem de S. Patrício e, por isso, é possível ver as bandeiras de famílias que apoiavam cavaleiros desta Ordem.

A 17 de março comemora-se o dia de S. Patrício. Dos vários símbolos relacionados com esta comemoração destaca-se o trevo que, segundo a história, o Santo Padroeiro utilizava como uma representação da Santíssima Trindade).

18 DE ABRIL

  • Introduction of participants, outline of the programme, warm ups and ice breakers
  • Introduction to the course, determining personal levels and expectations, setting the goals.
  • City tour.

Fizemos uma visita pela cidade, tendo tido a possibilidade de visitar icónicos monumento/zonas, nomeadamente o Dublin Castle, the Temple Bar (um dos bairros mais bonitos e famosos.

19 DE ABRIL

  • Simulations and role play for development of oral skills
  • Intercultural presentations.

Visitamos a Catedral “Saint Patrick’s”, a Galeria Nacional e o jardim envolvente e a estátua de “Molly Malone”.

20 DE ABRIL

  • Learning from the cultural context; inquiry-based projects in small groups.

TEMA: “MOVE!”: fizemos um conjunto de atividades, destacando:

  • “Board race – atividade para comparar adjetivos;
  • “Stepping stones” – atividade que consistiu em formar frases pisando as palavras certas;
  • “Photo challenge” (atividade no exterior) – atividade que consistiu em tirar fotos com ilusão de ótica.

21 DE ABRIL

  • Teacher generated storytelling and narrative building for development of written skills
  • Individual support

TEMA: “BOARD/ WORD/ OTHER GAMES”: fizemos uma atividade do jogo de tabuleiro, em que um membro da equipa lançava o dado e obtinha características, para os restantes elementos da equipa fazerem um desenho. Realizamos, ainda, diversos jogos a partir de aplicações da internet, que nos permitiram utilizar o vocabulário em inglês, tais como:

  • com;
  • Dashboard, blooket;
  • net.

Nesse dia, visitamos a Jonnie Fox’s e a montanha/ zona rural de Dublin;

22 DE ABRIL

 

TEMA: “Day Five – … and More” – fizemos uma atividade realizada por nós baseada no “Jogo das Cadeiras” com o tema das capitais do mundo.

  • Assistimos à apresentação de atividades de outros grupos;
  • Dramatizamos uma peça de teatro para nos estimular a falar inglês;
  • Troca de ideias sobre os sistemas de ensino dos países participantes;

Após as “aulas” fomos visitar a Destilaria de whisky  “Jameson”, onde fizemos uma prova e uma pequena festa de despedida.

19 DE DEZEMBRO 

No dia 19 de dezembro, os membros do pessoal não docente, Diana Cunha, M.ª José Leite, Marisa Sousa e Zínia Nóbrega, , dinamizaram uma palestra que teve como objetivo dar a conhecer o curso que realizaram na cidade de Dublin, intitulado “Learning English  the Fun way”. A palestra contou com a presença Diretor, membros da Direção e membros do pessoal não docente.

Apresentação ERASMUS +KA122 – Dublin

Curso “21st Century Skills for Teachers and Students”

Organizador: Teacher Academy

Localização: Amesterdão

Calendarização: 09 a 14 de maio de 2022

Participantes: Pessoal docente

  • Alzira Manuela Pereira
  • Maria da Graça Bica
  • Natália Amélia Cardoso

 

“Our society is becoming faster and faster, and more and more demanding. Within that, students seem to be every day less motivated to learn pure content and more in need of skills for building their life paths and professional careers. At the same time, teachers often feel they lack effective tools to educate nowadays’ learners and, at the same time, to deal with nowadays’ school curricula.

This course will guide participants in finding a “compromise” between the demands of school curricula, students’ motivations and the need to develop their competencies.

Participants will inquire how theories can be connected to real life, how knowledge is incorporated into wide competencies, as well as what “competence” should mean in the educational domain. They will explore features, examples, pros and cons of various teaching methodologies. They will also get involved in many practical activities to design lessons with task-based learning, project-based learning, and the flipped classroom. In addition, they will get ideas on how to possibly incorporate visual resources to introduce some topics, as well as on how to assess students during the learning process with the use of rubrics. “

 

O curso decorrerá em Amesterdão, a maior cidade da Holanda (Países Baixos) considerada a capital, no entanto a sede do governo holandês localiza-se em Haia. É um país que segue a monarquia parlamentar, cujo rei se chama Guilherme Alexandre.

A cidade foi fundada no séc. XIII como uma vila piscatória, tendo-se desenvolvido em redor de uma represa do rio Amstel, acabando por se tornar um dos portos mais importantes do mundo nos séculos XVII/XVIII.

Grande parte da cidade, e do país, é constituída por terrenos baixos que estão protegidos de alagamentos devido aos diques, que foram “conquistados” ao mar. Daí a expressão comum “Se Deus fez a Terra, o homem fez a Holanda”.

Amesterdão é conhecida pela Veneza do norte devido aos inúmeros canais e pontes.

Museu Van Gogh

Este museu alberga a maior coleção de obras de Vincent Van Gogh, pintor holandês pós-impressionista, nascido no séc. XIX, que morreu prematuramente, sem ver reconhecida a sua obra. Em determinado período da sua vida, cortou uma parte da sua orelha.

Casa de Anne Frank

Este museu  é a antiga casa onde Anne Frank e a sua família estiveram escondidos, cerca de 2 anos, durante a invasão nazi e onde escreveu o seu diário.

Passeio pelos canais

Imperdível um passeio de barco pelos inúmeros canais existentes na cidade, que a tornam única. O passeio pela cidade é uma oportunidade para apreciar a arquitetura das habitações/monumentos. Destaque para a Estação Central de Comboios, o Palácio Real, a Praça Dam…

 

9 DE MAIO

  • we met our teacher trainer Jarek Sacharski and the course colleagues. It was a unique way of introducing one another since it was with a fluffy ball.

 

There are five school representatives: Portugal, Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Felgueiras; Spain, Cra La Eucina school; Malta, Giovanni Curmi Secondary school; Cyprus, Timi Primary School; and Creece, Senior High School.

 

  • Fistly, there was a warm-up exercise to introduce one another and then the school presentations came up.
  • Then, then there were many activities to put into practice- D.E.I. (Diversity. Equity. Inclusion.)

Main Topic: Inclusive Pedagogy:

  • Providing Multiple ways of accessing information;
  • Being flexible;
  • Embracing diversity.

10 DE MAIO

  • Comunication and collaboration were the subjecte we discussed.

V.A.R.K. (Visual. Auditory. Read/write. Kinesthetic)

Every student has a unique way of learning just as fingeprints represent to a human being.

  • Group practice

Language can have three dimensions: Verbal – Non verbal – Para-verbal

Non violent communication is an approach teachers should be aware of and put into practice in the classrooms in order to make lessons flow.

  • Guided tour.

11 DE MAIO

  • 4 C’s in 21st Century Education:
  • Creativity
  • Critical thinking
  • Collaboration
  • Communication
  • Inquiry-based classrooms take teachers and students into problema based learning.
  • Critical thinking – Group discussion

12 DE MAIO

 

  • Creativity, Motivation and Growth Mindset
  • CRITICAL THINKING: is it an important skill?
  • Activity: Environment model.

13 DE MAIO

 

  • Coaching principles in education.

 

-Lead students to get the answer themselves. The more autonomy the teachers give the more successful students will be.

  • OSCAR MODEL:
  • Outcome
  • Situation
  • Choices and consequences
  • Action
  • Review
  • Course evaluation: round-up of acquired competencies, feedback, and discussion.
  • Awarding of the course Certificate of Attendance.

14 DE MAIO

 

  • Guided tour.

14 DE JULHO

 

  • No dia 14 de julho, as docentes Alzira Pereira, Graça Bica e Natália Cardoso, dinamizaram a palestra sobre a temática” 21 st Century Skills forTeachers and Students”. A palestra contou com a presença do Presidente do Conselho Geral, do Diretor e restantes membros da Direção, dos membros do Conselho Pedagógico e dos Coordenadores de Subdepartamento.

Curso “Classroom Management Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies”

Organizador: Teacher Academy

Localização: Florença

Calendarização: 18 a 23 de julho de 2022

Participantes: Pessoal docente

  • Ana Cristina Braga
  • Carla Sandra Leitão

 

“Teachers will learn more about managing a classroom through reflection, teacher observation, and case scenarios, which encourage discussion and resolution of the most common classroom problems. Through interactive and engaging activities participants will learn how to boost motivation, establish classroom rules, provide clear instructions, monitor, develop rapport, incorporate pair and group work, and gain tips for encouraging students to reflect on their own classroom behaviour.

In addition, the course will include discussion on what exactly a Flipped Classroom is and how this new teaching method can be put to use with the subject being taught. Finally, assessment and evaluation will be addressed along with the incorporation of student portfolios, rubrics, and presentation strategies.

By the end of this Classroom Management course, participants will have gained greater insight into what makes a classroom run smoothly and what it takes to “Flip” their own classrooms. They will also become more familiar with Project and Task-Based Learning and take away ideas for evaluating student learning and participation effectively.

O curso decorrerá em Florença, capital da Toscana, cidade com origem no período etrusco, mas foi fundada como vila pelos romanos no séc. I. Esta foi construída visando a sua defesa, na confluência dos rios Arno e Mugnone. Nos finais do séc. XIII, a cidade atingiu o auge económico, o que ficou a dever-se à grande riqueza proveniente das atividades económicas e financeiras. No final do séc. XV, a família Medici passou a governar a cidade, sensivelmente até ao séc. XVIII, destacando-se como mecenas da arte naquela cidade.

Na Segunda Guerra Mundial, 1943, a cidade foi ocupada pelos alemães , mas a resistência conseguiu derrota-los em agosto de 1944.  Durante este período, várias pontes foram destruídas, mas a Ponte Vecchio manteve-se devido ao seu valor artístico. Em 1966, uma tragédia atingiu a cidade, o rio Arno invadiu grande parte da mesma.

Desde 1982 que a cidade é património mundial devido à sua riqueza arquitetónica. Michelangelo, Brunelleschi, Leonardo Da Vinci,  Machiavelli e Lorenzo de Médici são apenas alguns exemplos de artistas que viveram na  cidade e contribuíram para a história de Florença através das suas obras.

Sugestões de visita:

– Ponte Vecchio

– Galeria Uffizi

– Catedral Santa Maria del Fiore (Duomo)

– Museu Interativo Leonardo da Vinci

– Palácio Pitti

– Palácio Vecchio

DIÁRIO – FLORENÇA

18 DE JULHO

  • Apresentação da professora, Sheila Corwin e colegas participantes. Apresentação do Agrupamento Dr. Machado de Matos.
  • Managing a classroom – what, why and how…
  • The 4C’s and the 21 st Century skills:
    • Creativity
    • Critical thinking
    • Collaboration
    • Communication
  • Group discussion
  • Visita cultural: Basílica “Santa Croce”; Ponte Vechio

19 DE JULHO

  • Classroom management problems – dealing with difficult behaviors- group practice
  • Establishing effective rules.
  • Clear instructions, monitoring and developing rapport
  • Group discussion
  • Visita cultural: Palácio Pitti; Jardim Boboli

20 DE JULHO

  • Flipped Classroom: What a flipped classroom looks like
  • Flipped Classroom – Jonathan Bergmann and Aaron Sams
  • Bloom’s Taxonomy
  • Flipped Classroom – write your own plan
  • Motivation: Intrinsic and extrinsic
  • Group discussion
  • Visita cultural: Uffizi Gallery

21 DE JULHO

  • Ways to manage a student centered classroom: Task Based Learning (TBL) and Project Based Learning (PBL)
  • Group discussion
  • Role play
  • Getting your students involved…
  • Visita cultural: Batistério de S. João Batista, Catedral St.ª Maria Del Fiori

22 DE JULHO

  • Designing PBL activities
  • What is your personal vision and mission?
  • Summative and formative assessment (portfolios, rubrics, checklists…)
  • Feedback
  • Course wrap and certificates
  • Visita Cultural: Museo dell’Opera di Santa Maria del Fiore, Museu Interativo Leonardo da Vinci

23  DE JULHO 

  • Tour pela Toscana: San Gimignano, Siena e Pisa

13  DE SETEMBRO

  • No dia 13 de setembro, as docentes Ana Braga e Carla Leitão, dinamizaram a palestra sobre a temática Classroom Managment Solutions for Teachers: New Methodologies, Effective Motivation, Cooperation and Evaluation Strategies”.  A palestra contou com a presença do Presidente do Conselho Geral, do Diretor e restantes membros da Direção, dos membros do Conselho Pedagógico e dos Coordenadores de Subdepartamento.

Curso “Robotic and Coding”

Organizador: L.E.A.R.N. Institute

Localização: Chantilly

Calendarização: 12 a 16 de setembro de 2022

Participantes: Pessoal docente

  • Fernando António Almendra
  • Nelson Ramalhoto

 

“Participants will explore the tremendous possibilities offered by the use of robotics and coding in an educational context by:

– learning about the pedagogical implementation of creative coding and robotics.

– developing applicable skills and techniques that can be used to establish innovative lessons.

– boosting up their technology skills in order to adapt their teaching method and offer students fun and exciting experiments in the field of IT.

– reflecting on how to create cross-curricular projects using robotics.

– assessing available strategies for introducing digital tools adapted to ESD policies.

– reviewing the latest research on the impact of coding in motivating students.

– exchanging good practices and sharing experiences with teachers and education staff from all over Europe.

 

O curso decorrerá em Chantilly, cidade situada no norte de França, a cerca de 50 Km de Paris, na região Hauts-de-France. É famosa pelo seu castelo, parque e pista de corridas de cavalos. A cidade é um dos principais centros de treino de cavalos de França.

O castelo, construído no séc. XIV, encontra-se num lago artificial e alberga as coleções do Museu Condé. Foi o seu último proprietário, o Duque de Aumale, que trouxe para a propriedade as imensas obras de arte e livros, que se encontram neste local. Antes da sua morte, doou todo o seu espólio ao Instituto da França, nascendo assim o Museu Condé.

Em Chantilly é possível visitar os jardins com lagos e fontes, bem como o famoso estábulo, considerado o maior da Europa. Aqui também é possível visitar o Potager des Princes, jardim criado por André le Nôtre, tendo sido registado monumento histórico em 1975. São três hectares com inúmeras árvores, flores, fontes, cascatas, lagoas…

Sugestões de visita:

– Castelo de Chantilly

– Museu Condé

– Le Potager des Princes

– Grande Estábulo do Château de Chantilly

DIÁRIO – CHANTILLY 

12 DE SETEMBRO 

  • Da parte da manhã tivemos formação, sendo feita a apresentação dos participantes e do nosso Agrupamento, bem como foram abordadas temáticas que visaram o enquadramento pedagógico da robótica. 
  • Análise dos documentos estruturantes da União Europeia, nomeadamente:  

         – Reviewing aspects of application, risk assessment and risk communication related to nanomaterials. 

         – DigComEdu-Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. 

  • Importância da utilização das tecnologias em contexto de sala de aula. 
  • Avaliação. 
  •  Da parte da tarde foi feita uma visita cultural de reconhecimento do património local: Palácio de Chantilly, Floresta, Museu do cavalo.

13 DE SETEMBRO 

  • Visita cultural – o dia foi passado em Paris: passeio pelo Museu do Louvre, Arco do Triunfo. Calcorreamos as ruas, que relembram a Revolução Francesa, a Monarquia Absoluta, o período da Belle Époque, sentido a vida artistica , com vestígios da presença de Picasso, Tolstoi, entre outros. 

14 DE SETEMBRO 

  • Manhã – dedicada aos drones. 
  • Reflexão sobre regras fundamentais para a utilização de drones e seu potencial pedagógico em contexto escolar. 
  • Tarde – visita a uma escola onde pudemos conhecer e manipular alguns tipos de “robots” e desenvolver algumas competências básicas de programação. 

15 DE SETEMBRO 

  • Manhã – abordagem teórica acerca da robótica no currículo e uma reflexão sobre a evolução de alguns conceitos no que toca à aplicação das tecnologias na educação, nomeadamente do STEM para STEAM , até ao STREAM. 
  • Desenvolvimento das nossas competências computacionais, codificando em bloco na plataforma Scratch. 
  • Tarde – visita cultural à cidade medieval Senlis. 

16 DE SETEMBRO 

  • Dia passado com codificação dos programas desenvolvidos, 
  • Entrega dos certificados. 

18 DE JANEIRO
No dia 18 de janeiro. os docentes Fernando Almendra e Nelson Ramalhoto, , dinamizaram uma palestra sobre a temática Robotic and Coding”.  A palestra contou com a presença do Presidente do Conselho Geral, do Diretor e restantes membros da Direção, dos membros do Conselho Pedagógico e dos Coordenadores de Subdepartamento.

Curso “We are all Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs in and out of the Classroom”

Organizador: Teacher Academy

Localização: Florença

Calendarização: 17 a 22 de outubro de 2022

Participantes: Pessoal docente/Técnica (Psicóloga)

  • Dora Marinela Adeganha
  • Zaida Freitas Silva

“This course is designed to offer a deeper understanding of class dynamics, students’ wellbeing, learning success, and family involvement in inclusive schools. “We are all special” reflects the attitude that educators may use in inclusive classes, in order to prevent labeling, isolation, or bullying towards students with special needs. In a diverse classroom, diversity is a synonym for understanding, integration, and opportunity.

Participants will be given a general introduction to main disabilities such as learning disabilities (dyslexia, dyspraxia), emotional and behavioral disorders (ADHD, ADD, Depression, Bipolar), intellectual and physical disabilities and impairment, developmental disabilities (Autism). They will also be encouraged to share their experiences and the difficulties they may have encountered in their profession.

By the end of this Classroom Management course, participants will have gained greater insight into what makes a classroom run smoothly and what it takes to “Flip” their own classrooms. They will also become more familiar with Project and Task-Based Learning and take away ideas for evaluating student learning and participation effectively.

They will be given a series of hands-on activities to prevent isolation and disruptive behaviors from the beginning of the school year, considering peer interaction and peer support as fundamental elements to build social skills, self-confidence, and cope with stress and helplessness. Participants will also experience effective relaxation techniques and movement-based activities, to be used with students with special needs and the rest of the class.

 

O curso decorrerá em Florença, capital da Toscana, cidade com origem no período etrusco, mas foi fundada como vila pelos romanos no séc. I. Esta foi construída visando a sua defesa, na confluência dos rios Arno e Mugnone. Nos finais do séc. XIII, a cidade atingiu o auge económico, o que ficou a dever-se à grande riqueza proveniente das atividades económicas e financeiras. No final do séc. XV, a família Medici passou a governar a cidade, sensivelmente até ao séc. XVIII, destacando-se como mecenas da arte naquela cidade.

Na Segunda Guerra Mundial, 1943, a cidade foi ocupada pelos alemães , mas a resistência conseguiu derrota-los em agosto de 1944.  Durante este período, várias pontes foram destruídas, mas a Ponte Vecchio manteve-se devido ao seu valor artístico. Em 1966, uma tragédia atingiu a cidade, o rio Arno invadiu grande parte da mesma.

Desde 1982 que a cidade é património mundial devido à sua riqueza arquitetónica. Michelangelo, Brunelleschi, Leonardo Da Vinci,  Machiavelli e Lorenzo de Médici são apenas alguns exemplos de artistas que viveram na  cidade e contribuíram para a história de Florença através das suas obras.

 

Sugestões de visita:

– Ponte Vecchio

– Galeria Uffizi

– Catedral Santa Maria del Fiore (Duomo)

– Museu Interativo Leonardo da Vinci

– Palácio Pitti

– Palácio Vecchio…

Diário de bordo de 17 a 21 de outubro, Florença

 

Erasmus + KA 122 curso: We are all special: inclusion and support for students with special needs in and out of the classroom.

 

1.º dia – 17.10.2022

Apresentação da formadora seguida de uma atividade de apresentação do grupo.

Apresentação do programa semanal, das visitas culturais.

Atividade de brainstorming sobre a dificuldades dos alunos

Apresentação de algumas das escolas representadas.

Visita cultural: Museo Salvatore Ferragamo

2.º dia – 18.10.2022

Atividade de quebra-gelo (3 grupos, tinham que decidir a ementa italiana para aquela noite)

Atividade de brainstorming sobre inclusão e integração, com posterior abordagem aos conceitos.

Atividade de grupo: discussão de casos dos diferentes países representados.

Apresentação das restantes escolas representadas (apresentação da nossa).

Atividade de grupo: formação de 2 grupos. Como motivamos os nossos alunos em sala de aula?

Visita cultural: Mercato Centrale Firenze; Piazza del Duomo e Chiesa dei Santi Michele e Gaetano.

3.º dia – 19.10.2022

Visualização de pequenos vídeos sobre dislexia. Abordagem à problemática.

Diversas atividades realizadas no sentido de dar a conhecer que existem variadas formas e estratégias de cada aluno aprender, dependendo dos diferentes estilos de aprendizagem – as múltiplas inteligências.

Visita cultural: Basílica de Santa Croce;

4.º dia – 20.10.2022

Abordagem à perturbação da hiperatividade com défice de atenção – estratégias de intervenção em sala de aula.

Abordagem à perturbação do espetro do autismo – os 3 níveis de funcionalidade.

Visualização de pequenos vídeos sobre as perturbações acima indicadas.

Visita cultural: Visita guiada pela cidade, por Alessandro; Galleria degli Uffizi

5.º dia – 21-10-2022

Atividade de brainstorming sobre mindfulness, com posterior abordagem ao conceito, vantagens.

Visualização de algumas plataformas e suas funcionalidades neste âmbito.

Atividade sobre os temas do dia anterior – discussão de casos.

Entrega de certificados.

Visita cultural: Catedral Santa Maria Del Fiori; Piazzale Michelangelo

6.º dia – 22-10-2022

Siena & Chianti Morning Half Day Tour

Visital cultural: Palácio Pitti; Ponte Vecchio

25 DE JANEIRO
No dia 25 de janeiro,  a docente Dora Adeganha e a psicóloga Zaida Silva, dinamizaram uma palestra, via TEAMS, sobre a temática “We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom” A palestra contou com a presença do Presidente do Conselho Geral, delementos da Direção, dos membros do Conselho Pedagógico, dos Coordenadores de Subdepartamento e todos os docentes da Educação especial.

 

Curso: “ ICT in the Classroom: Innovative Tools to Facilitate Students Learning,  Collaboration  and Creativity”

Organizador: Teacher Academy

Localização: Atenas

Calendarização: 28 de novembro de 3 de dezembro de 2022

Participantes: Pessoal Docente

  • Anabela Teixeira Brochado
  • Maria Anunciação Rocha

 

This course is designed for teachers who would like to further their knowledge and develop their skills in the use of ICT tools in the classroom. It will give inspiration to teachers who would like to use web solutions in their classrooms in order to promote students’ learning, collaborative work, and creativity across a wide range of subjects. During the course, participants will be involved in practical activities exploring how to:

  • Apply models that support the effective implementation of ICT in the Classroom;
  • Create and manage learning content by using a variety of tools, websites, and search engines;
  • Infuse technology throughout a lesson plan for efficient and effective teaching

Upon completion of the course, participants will feel more confident to incorporate ICT tools in everyday teaching. This will promote students’ creativity and motivation, resulting in more engagement and higher motivation towards the learning process.

O curso decorrerá em Atenas, capital da Grécia, que, segundo a lenda, deve o seu nome à deusa Atena, nascida da cabeça de Zeus. É percorrida por dois rios, o Cefísio e o Iliso, e é rodeada por montanhas, entre as quais se destaca o monte Parnaso. A cidade é considerada  “ o berço do pensamento político e filosófico “.

Os seus habitantes remontam aos jónios, que habitavam a encosta na zona onde seria construída a Acrópole, situada numa colina rochosa, funcionando, assim, como proteção contra os invasores.

Foi no séc. V a.C. que Péricles mandou construir vários monumentos, nomeadamente o Pártenon. Segundo a história, foi Péricles que desenvolveu o sistema democrático ateniense.

 

Sugestões de visita:

– Pártenon

– Templo de Atena Nike

– Bairro Monastiraki

– Museu da Acrópole

– Templo de Zeus Olímpico

– Arco de Adriano

….

 

Diário de bordo de 28 de novembro a 3 de dezembro, Atenas

28 DE NOVEMBRO

  • Manhã livre: aproveitamos para percorrer as ruas da capital helénica, sentir a diversidade cultural e apreciar as construções antigas que se fundem com a agitação da vida moderna.
  • Tarde: acercamo-nos do Museu da Acrópole para o ponto de encontro com os nossos colegas de formação e a guia turística. A visita guiada pela cidade decorreu de forma serena, descobrindo espaços e recantos cheios de histórias, em que o real e o místico se fundem.

29 DE NOVEMBRO

Manhã: visita à Biblioteca de Adriano para iniciar o percurso. Sentir locais tão antigos e simbólicos transporta-nos ao passado e comove-nos profundamente… quantos discussões sobre questões políticas, sociais, teológicas, científicas, terão tido lugar ali, no mesmo sítio que hoje pisamos? Visita à Ágora antiga. Um espaço agora em ruínas, mas que na Antiguidade era um centro da vida social e comercial, o coração da cidade de Atenas! Nesse espaço coabitavam o mercado, o centro do governo e alguns templos dedicados aos deuses.

  • Tarde: formação no Instituto Francês para revermos os nossos colegas e conhecermos a formadora Vasliki Plati. Num total de 16 elementos, o nosso grupo agregava elementos de várias nacionalidades: alemães, franceses, italianos, croatas, espanhóis e, claro, portugueses! A sessão contou com diversas atividades quebra-gelo, para um conhecimento dos vários elementos, seguindo-se as apresentações das escolas dos docentes participantes.

30 DE NOVEMBRO

  • Manhã: visita ao Museu Benaki: um museu de história, arte e arqueologia grega, com um acervo diversificado e interessantíssimo.
  • Tarde: formação – desta vez, debatemos a integração das ICT na sala de aula e a sua contribuição para o desenvolvimento dos 4Cs (Comunicação, Criatividade, Colaboração, pensamento Crítico). Refletimos sobre a importância da personalização da aprendizagem com recurso a tecnologias digitais e como “selecionar recursos, ensinar e aprender, avaliar e permitir o empoderamento dos alunos”. Não há modelos únicos, nem perfeitos. O caminho faz-se analisando as situações, desenhando possibilidades, desenvolvendo materiais, implementando as atividades e avaliando-as, naquilo que constitui o ADDIE model.

1 DE DEZEMBRO

  • Manhã: foram apresentadas diversas ferramentas educativas e cada participante teve oportunidade de as explorar, ao seu ritmo, e criar os seus conteúdos, depois partilhados num Trello. Learning apps, Screencast-O-matic, Thinglink, foram algumas das apps utilizadas.
  • Após almoço na cantina do Instituto, a tarde prosseguiu com a exploração de mais apps: Kahoot!, Padlet, Edpuzzle, Storyjumper.
  • Visita à praça Symtagma: concerto musical a anteceder o acender das luzes na árvore de Natal da cidade. Na presença de dirigentes políticos de diferentes cidades de diversos países europeus e do continente americano, foi feito o countdown para que a enorme árvore de Natal ficasse completamente iluminada.

2 DE DEZEMBRO

  • Manhã: dia final da formação, com exploração de mais algumas apps: Quizlet, Quizziz, Bubb.us e Powtoon. Exploramos, tirámos dúvidas e criámos os nossos conteúdos. No final da manhã, momento de avaliação da ação: excelente! Tudo funcionou bem, desde o ambiente fantástico entre formandos, à disponibilidade permanente da formadora, à partilha entre todos os participantes e pertinência dos assuntos abordados! Saímos mais ricas desta experiência: mais motivadas e mais capazes.
  • Tarde: passeio pela cidade: conhecer o templo de Zeus ( já em ruínas…) e depois visita ao ex-libris da cidade – a Acrópole e o Partenon! Este é um símbolo da cultura grega e da democracia, um local carismático e icónico, que oferece uma perspetiva única sobre a capital helénica, onde nos sentimos parte da História.

3 DE DEZEMBRO

  • Dia livre: viagem de metro de superfície, para conhecermos outras realidades da cidade, e viajamos até Glyfada, cidade junto ao Mediterrâneo, com praias muito conhecidas. Visitámos a igreja ortodoxa de S. Constantino e S. Helena, com uma arquitetura interessante e passeamos pela cidade até ao entardecer. Regressadas ao centro de Atenas. Passeámos, mais uma vez, pelo Monastiraki Flea Market, onde é possível encontrar de tudo um pouco, e percorremos as ruas já num tom de despedida. Parámos mais uma vez para ver o Partenon todo iluminado, erguendo-se majestoso no topo da Acrópole… eternizando na nossa memória essa visão idílica!
15 DE MARÇO
No dia 15 de março. as docentes Anabela Brochado e Anunciação Rocha dinamizaram uma palestra sobre a temática tema “ICT in the Classroom: Innovative Tools to Facilitate Students Learning, Collaboration and Creativity” A palestra contou com a presença do Presidente do Conselho Geral, do Diretor e restantes membros da Direção, dos membros do Conselho Pedagógico e dos Coordenadores de Subdepartamento.

Curso “Project-Based Learning (PBL): Make Students’ Learning Real and Effective!”

Organizador: Teacher Academy

Localização: Florença

Calendarização: 23 a 28 de janeiro de 2023

Participantes: Pessoal docente

  • Ana Cristina Borges
  • Cláudia Maria Freitas
  • Susana Cristina Santos

 

“Teachers will learn more about managing a classroom through reflection, teacher observation, and case scenarios, which encourage discussion and resolution of the most common classroom problems. Through interactive and engaging activities participants will learn how to boost motivation, establish classroom rules, provide clear instructions, monitor, develop rapport, incorporate pair and group work, and gain tips for encouraging students to reflect on their own classroom behaviour.

In addition, the course will include discussion on what exactly a Flipped Classroom is and how this new teaching method can be put to use with the subject being taught. Finally, assessment and evaluation will be addressed along with the incorporation of student portfolios, rubrics, and presentation strategies.

By the end of this Classroom Management course, participants will have gained greater insight into what makes a classroom run smoothly and what it takes to “Flip” their own classrooms. They will also become more familiar with Project and Task-Based Learning and take away ideas for evaluating student learning and participation effectively.

O curso decorrerá em Florença, capital da Toscana, cidade com origem no período etrusco, mas foi fundada como vila pelos romanos no séc. I. Esta foi construída visando a sua defesa, na confluência dos rios Arno e Mugnone. Nos finais do séc. XIII, a cidade atingiu o auge económico, o que ficou a dever-se à grande riqueza proveniente das atividades económicas e financeiras. No final do séc. XV, a família Medici passou a governar a cidade, sensivelmente até ao séc. XVIII, destacando-se como mecenas da arte naquela cidade.

Na Segunda Guerra Mundial, 1943, a cidade foi ocupada pelos alemães , mas a resistência conseguiu derrota-los em agosto de 1944.  Durante este período, várias pontes foram destruídas, mas a Ponte Vecchio manteve-se devido ao seu valor artístico. Em 1966, uma tragédia atingiu a cidade, o rio Arno invadiu grande parte da mesma.

Desde 1982 que a cidade é património mundial devido à sua riqueza arquitetónica. Michelangelo, Brunelleschi, Leonardo Da Vinci,  Machiavelli e Lorenzo de Médici são apenas alguns exemplos de artistas que viveram na  cidade e contribuíram para a história de Florença através das suas obras.

Sugestões de visita:

– Ponte Vecchio

-Galeria Uffizi

-Catedral Santa Maria del Fiore (Duomo)

-Museu Interativo Leonardo da Vinci

-Palácio Pitti

-Palácio Vecchio

 

Diário de bordo de 23 de janeiro a 28 de janeiro, Florença

23 DE JANEIRO

Manhã

  • Apresentação da professora, Layla Dari e colegas participantes.
  • Apresentação do Agrupamento Dr. Machado de Matos e das restantes escolas presentes.
  • Introduction to the course and to Project Based Learning
  • Icebreaker activities;
  • Understanding what Project Based Learning really is;
  • Motivation in PBL.

Tarde

  • Visita cultural: Basílica “Santa Croce”; Ponte Vecchio; Mercato Centrale Firenze; Piazza del Duomo

24 DE JANEIRO

Manhã

  • Como “desenhar” um Project Based Learning (PBL);
  • Passos para planear um PBL;
  • Exemplos reais e ideias de projetos, com visualização de vídeos;
  • Driving Question;
  • Trabalho de grupo – criar duas “driving questions” para possíveis projetos.

Tarde

  • Tour pela cidade, com a guia Antoinella;
  • Visita cultural: Piazza Michelangelo e museu Ferragamo.
  • 25 DE JANEIRO Manhã
    • Visita cultural: Galleria Uffizi.

    Tarde

    • Da “driving question” ao desenvolvimento do projeto;
    • Criação de possíveis ideias de projetos;
    • Trabalho de grupo – “Desenhar o esboço” de um possível PBL a desenvolver na nossa escola, tendo como base todos os conteúdos abordados.

26 DE JANEIRO

Manhã

  • Apresentação dos trabalhos de grupo;
  • Feedback;

Tarde

  • Visita cultural: Palazzo PItti e jardins Boboli.

27 DE JANEIRO

Manhã

  • Avaliação e rúbricas
  • Criar ferramentas de avaliação – conhecimento de plataformas que nos ajudam na criação de ferramentas de avaliação – como criar rúbricas de avaliação e check-lists;
  • Feedback e discussão;
  • Encerramento do curso e entrega de certificados;

Tarde

  • Visita cultural: Pisa.

28 DE JANEIRO

Manhã

  • Siena & Chianti Morning Half Day Tour

Tarde

  • Visita cultural: Palazzo Vecchio e Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella