Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Felgueiras

Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Felgueiras

Erasmus + kA122

ERASMUS + Ação KA122

PROJETO “THE FUTURE IS TODAY”

 

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, apresentou uma candidatura ao programa ERASMUS+, Ação-Chave 1 (KA122 mobilidade de pessoal docente e não docente), a qual foi aprovada em setembro de 2021 por um período de 18 meses.

Integrado numa comunidade com uma forte indústria do calçado e onde é possível entrar para o mundo do trabalho com uma escolaridade relativamente baixa, o Agrupamento debate-se com o desafio de provar à comunidade a sua relevância e preponderância no futuro daqueles que ao frequentam. Também o número crescente de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão é uma realidade no nosso Agrupamento à qual é urgente dar resposta. Constata-se, ainda, alguma iliteracia digital ao nível do pessoal docente, não docente e discente. É importante realçar que a maioria dos docentes deste Agrupamento está envolvido no programa de capacitação digital, sendo necessário com muita urgência minimizar e suprimir este défice.

Assim sendo, foram definidas áreas prioritárias de intervenção, a saber:

 

  • Promover a igualdade e inclusão na aprendizagem indo ao encontro das necessidades e expetativas de cada um, promovendo o sucesso escolar e a integração na comunidade Modificar as metodologias pedagógicas com recurso ao digital.

O objetivo prende-se com o elevado número de alunos com dificuldades de aprendizagem e variedade de medidas inclusivas. Deste modo, a implementação das medidas deve ocorrer em todas as modalidades e percursos de educação e de formação, de modo a garantir que todos os alunos têm igualdade de oportunidades no acesso e na frequência das diferentes ofertas educativas e formativas. Pretende-se melhorar o apoio às aprendizagens através da diferenciação e coadjuvação.

 

  • Maior capacitação digital dos docentes.

A construção de uma sociedade digital, identificada pelo Estado Português como uma oportunidade para “desenvolver um clima favorável à inovação e ao conhecimento”, enquanto desígnio, cuja visão estratégica foi definida através do Plano de Ação para a Transição Digital, em alinhamento com os objetivos da União Europeia no período de programação 2021-2027, de acordo com o quadro da Política de Coesão, é um desígnio do nosso Agrupamento. Debatemo-nos, ainda, com um deficit digital do pessoal docente e discente e baixas espectativas dos mesmos. É fulcral desmistificar, com metodologias pedagógicas novas e motivadoras/atuais, o ensino a distância (E@D) e alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.

 

  • A Internacionalização do Agrupamento.

Relativamente à instituição, o objetivo é internacionalizar o Agrupamento, projetando a sua imagem como um exemplo de inovação, dando enfase à dimensão europeia das instituições educativas; promover a formação de todos os intervenientes, bem como, criar oportunidades para o pessoal não docente desenvolver as suas competências linguísticas de forma a estarem aptos a participarem e acolher alunos/docentes em futuros intercâmbios europeus

Critérios de Seleção dos elementos a integrar a mobilidade

 

A Equipa Erasmus + apresentou os Critérios de Seleção dos elementos a integrar a mobilidade, pessoal docente e não docente, aprovados em Conselho Pedagógico. Todo o processo de seleção contemplará 2 fases, a saber:

  • Questionário on-line;
  • Entrevista em inglês (presidida por um elemento da Direção e um elemento da Equipa Erasmus +);

 

Critérios de seleção do Pessoal Docente: 

  • Membros da Equipa Erasmus +;
  • Membros do Conselho Pedagógico;
  • Elementos da Direção;
  • Coordenadores de Estabelecimento;
  • Outros docentes do quadro envolvidos em atividades do PAA ou projetos.

 

NOTA: Será dada preferência aos docentes do quadro de Agrupamento, visto que terão de implementar projetos/atividades…

 

Critérios de seleção do Pessoal Não Docente:

  • Habilitações literárias;
  • Conhecimentos da língua inglesa falada e escrita;
  • Relacionamento interpessoal com os alunos.

Resultados das candidaturas à mobilidade ERASMUS +(KA122) – Candidatos selecionados:

 

Pessoal Docente

– Alzira Manuela Fernandes Pereira

– Ana Cristina Magalhães Braga

– Anabela Teixeira Alves Brochado

– Carla Manuela da Cunha Guimarães

– Carla Sandra Paiva Leitão

– Dora Marinela Soares Rodrigues Adeganha

– Fernando António Costa Almendra

– Maria Anunciação Resende da Rocha

– Maria Cristina Teixeira de Castro Lopes Faria de Carvalho

– Maria da Graça Soares Bica

– Natália Amélia Mendes Magalhães Cardoso

– Nelson da Costa Ramalhoto

 

Pessoal Não docente

– Diana Cristina Queirós

– Maria José Leite Monteiro

– Marisa Susana Moura de Sousa

– Zínia Otília Teixeira da Nóbrega

 

NOTA: A Coordenadora da Equipa EMAEI do Agrupamento, Zaida Freitas dos Santos da Silva, irá participar na mobilidade, num curso no âmbito da Inclusão, tal como previsto no projeto aprovado pelo Programa Erasmus+.

PROJETO “THE FUTURE IS TODAY”

 

 

A divulgação do projeto foi feita do seguinte modo:

  • Nos seguintes órgãos do Agrupamento: Conselho Pedagógico, Departamentos e Subdepartamentos Curriculares;
  • Via email para a Comunidade Escolar;
  • Através de publicação no Facebook do Agrupamento;
  • Através de publicação no jornal escolar “O Sovelinhas”;
  • Através de publicação no jornal de Felgueiras “Semanário de Felgueiras”.

Curso “Learn English the Fun Way”

Organizador: InterAct

Localização: Dublin

Calendarização: 18 a 22 de abril de 2022

Participantes: Pessoal não docente

– Diana Cristina Cunha

– Maria José Monteiro

– Marisa Susana Sousa

– Zínia Otília Nóbrega

 

“This course is for all those who want to improve their fluency in English as well as refresh their methodology. The course will focus on a blend of lecture format and practical activities based on active learning to enhance the acquisition of English as a foreign language. Methodology is based on theoretical lessons and practical hands-on activities such as games, oral and written exercises, simulations, role-play, field trips, project-based learning, technology assisted learning, formative and summative assessments. Participants will have the opportunity to develop oral and written skills in English as well as broaden their horizons regarding the culture of the English-speaking world. “

 

 

O curso decorrerá em Dublin, capital da Irlanda que pertence à província de Leinster, estando situada na baía de Dublin.  O centro da cidade é dividido de norte a sul pelo rio Liffey, unidos pela ponte O´Connel, uma das pontes mais famosas da cidade. Dublin é o principal porto do país, centro de comércio e centro industrial.

A cidade foi fundada pelos vikings no séc. IX, que a apelidaram de Dubh Linn (lagoa negra), cujo nome está relacionado com o encontro dos rios Liffey e Poddle, que formavam um poço escuro e profundo na parte traseira do Dublin Castle.

É uma cidade conhecida pela afetividade dos seus habitantes, bem como pela produção de cerveja.

Informação cultural:

Região do Temple Bar: zona à beira rio, de grande animação, com vários pubs, restaurantes , lojas de vestuário e artesanato. Aqui também é conhecido o Food Market (mercado de comida) e o Book Market (mercado de livros de segunda mão).

Esta zona deve o seu nome a Sir William Temple, que adquiriu os terrenos em 1600.

Na cidade existem vários espaços verdes destacando-se o Parque Merrion Square, onde se encontra a estátua de Óscar Wild.

Castelo de Dublin: corresponde a uma fortaleza cuja construção terminou no século XVI, construído na mesma zona onde anteriormente existiria um castelo do século XII. Em 1684, um incêndio destruiu uma grande parte do castelo que acabou por ser reconstruído, mas obedecendo às influências da época. Atualmente alberga departamentos governamentais.

Catedral de S. Patrício

É a maior catedral da Irlanda, construída no séc. XIII, em homenagem ao Santo Padroeiro da Irlanda, São Patrício. Entre os séculos XVIII e XIX serviu como capela da Ordem de S. Patrício e, por isso, é possível ver as bandeiras de famílias que apoiavam cavaleiros desta Ordem.

A 17 de março comemora-se o dia de S. Patrício. Dos vários símbolos relacionados com esta comemoração destaca-se o trevo que, segundo a história, o Santo Padroeiro utilizava como uma representação da Santíssima Trindade).

18 DE ABRIL

  • Introduction of participants, outline of the programme, warm ups and ice breakers
  • Introduction to the course, determining personal levels and expectations, setting the goals.
  • City tour.

Fizemos uma visita pela cidade, tendo tido a possibilidade de visitar icónicos monumento/zonas, nomeadamente o Dublin Castle, the Temple Bar (um dos bairros mais bonitos e famosos.

19 DE ABRIL

  • Simulations and role play for development of oral skills
  • Intercultural presentations.

Visitamos a Catedral “Saint Patrick’s”, a Galeria Nacional e o jardim envolvente e a estátua de “Molly Malone”.

20 DE ABRIL

  • Learning from the cultural context; inquiry-based projects in small groups.

TEMA: “MOVE!”: fizemos um conjunto de atividades, destacando:

  • “Board race – atividade para comparar adjetivos;
  • “Stepping stones” – atividade que consistiu em formar frases pisando as palavras certas;
  • “Photo challenge” (atividade no exterior) – atividade que consistiu em tirar fotos com ilusão de ótica.

21 DE ABRIL

  • Teacher generated storytelling and narrative building for development of written skills
  • Individual support

TEMA: “BOARD/ WORD/ OTHER GAMES”: fizemos uma atividade do jogo de tabuleiro, em que um membro da equipa lançava o dado e obtinha características, para os restantes elementos da equipa fazerem um desenho. Realizamos, ainda, diversos jogos a partir de aplicações da internet, que nos permitiram utilizar o vocabulário em inglês, tais como:

  • com;
  • Dashboard, blooket;
  • net.

Nesse dia, visitamos a Jonnie Fox’s e a montanha/ zona rural de Dublin;

22 DE ABRIL

 

TEMA: “Day Five – … and More” – fizemos uma atividade realizada por nós baseada no “Jogo das Cadeiras” com o tema das capitais do mundo.

  • Assistimos à apresentação de atividades de outros grupos;
  • Dramatizamos uma peça de teatro para nos estimular a falar inglês;
  • Troca de ideias sobre os sistemas de ensino dos países participantes;

Após as “aulas” fomos visitar a Destilaria de whisky  “Jameson”, onde fizemos uma prova e uma pequena festa de despedida.

Curso “21st Century Skills for Teachers and Students”

Organizador: Teacher Academy

Localização: Amesterdão

Calendarização: 09 a 14 de maio de 2022

Participantes: Pessoal docente

  • Alzira Manuela Pereira
  • Maria da Graça Bica
  • Natália Amélia Cardoso

 

“Our society is becoming faster and faster, and more and more demanding. Within that, students seem to be every day less motivated to learn pure content and more in need of skills for building their life paths and professional careers. At the same time, teachers often feel they lack effective tools to educate nowadays’ learners and, at the same time, to deal with nowadays’ school curricula.

This course will guide participants in finding a “compromise” between the demands of school curricula, students’ motivations and the need to develop their competencies.

Participants will inquire how theories can be connected to real life, how knowledge is incorporated into wide competencies, as well as what “competence” should mean in the educational domain. They will explore features, examples, pros and cons of various teaching methodologies. They will also get involved in many practical activities to design lessons with task-based learning, project-based learning, and the flipped classroom. In addition, they will get ideas on how to possibly incorporate visual resources to introduce some topics, as well as on how to assess students during the learning process with the use of rubrics. “

 

O curso decorrerá em Amesterdão, a maior cidade da Holanda (Países Baixos) considerada a capital, no entanto a sede do governo holandês localiza-se em Haia. É um país que segue a monarquia parlamentar, cujo rei se chama Guilherme Alexandre.

A cidade foi fundada no séc. XIII como uma vila piscatória, tendo-se desenvolvido em redor de uma represa do rio Amstel, acabando por se tornar um dos portos mais importantes do mundo nos séculos XVII/XVIII.

Grande parte da cidade, e do país, é constituída por terrenos baixos que estão protegidos de alagamentos devido aos diques, que foram “conquistados” ao mar. Daí a expressão comum “Se Deus fez a Terra, o homem fez a Holanda”.

Amesterdão é conhecida pela Veneza do norte devido aos inúmeros canais e pontes.

Museu Van Gogh

Este museu alberga a maior coleção de obras de Vincent Van Gogh, pintor holandês pós-impressionista, nascido no séc. XIX, que morreu prematuramente, sem ver reconhecida a sua obra. Em determinado período da sua vida, cortou uma parte da sua orelha.

Casa de Anne Frank

Este museu  é a antiga casa onde Anne Frank e a sua família estiveram escondidos, cerca de 2 anos, durante a invasão nazi e onde escreveu o seu diário.

Passeio pelos canais

Imperdível um passeio de barco pelos inúmeros canais existentes na cidade, que a tornam única. O passeio pela cidade é uma oportunidade para apreciar a arquitetura das habitações/monumentos. Destaque para a Estação Central de Comboios, o Palácio Real, a Praça Dam…

 

9 DE MAIO

  • we met our teacher trainer Jarek Sacharski and the course colleagues. It was a unique way of introducing one another since it was with a fluffy ball.

 

There are five school representatives: Portugal, Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Felgueiras; Spain, Cra La Eucina school; Malta, Giovanni Curmi Secondary school; Cyprus, Timi Primary School; and Creece, Senior High School.

 

  • Fistly, there was a warm-up exercise to introduce one another and then the school presentations came up.
  • Then, then there were many activities to put into practice- D.E.I. (Diversity. Equity. Inclusion.)

Main Topic: Inclusive Pedagogy:

  • Providing Multiple ways of accessing information;
  • Being flexible;
  • Embracing diversity.

10 DE MAIO

  • Comunication and collaboration were the subjecte we discussed.

V.A.R.K. (Visual. Auditory. Read/write. Kinesthetic)

Every student has a unique way of learning just as fingeprints represent to a human being.

  • Group practice

Language can have three dimensions: Verbal – Non verbal – Para-verbal

Non violent communication is an approach teachers should be aware of and put into practice in the classrooms in order to make lessons flow.

  • Guided tour.

11 DE MAIO

  • 4 C’s in 21st Century Education:
  • Creativity
  • Critical thinking
  • Collaboration
  • Communication
  • Inquiry-based classrooms take teachers and students into problema based learning.
  • Critical thinking – Group discussion

12 DE MAIO

 

  • Creativity, Motivation and Growth Mindset
  • CRITICAL THINKING: is it an important skill?
  • Activity: Environment model.

13 DE MAIO

 

  • Coaching principles in education.

 

-Lead students to get the answer themselves. The more autonomy the teachers give the more successful students will be.

  • OSCAR MODEL:
  • Outcome
  • Situation
  • Choices and consequences
  • Action
  • Review
  • Course evaluation: round-up of acquired competencies, feedback, and discussion.
  • Awarding of the course Certificate of Attendance.

14 DE MAIO

 

  • Guided tour.