Acreditação Erasmus+ 2024-2027

Acreditação Erasmus+ 2024-2027

Acreditação Erasmus+ 2024-2027

 

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos apresentou uma candidatura à Acreditação ERASMUS+, KA120-SCH – “Erasmus accreditation in school education”, a qual foi aprovada em janeiro de 2024, que se encontra em vigor até 2027.

 

Esta candidatura consistiu na elaboração de um Plano Erasmus+, que teve como foco 4 objetivos:

  • Melhorar a internacionalização do Agrupamento, estabelecendo parcerias estratégicas com as instituições europeias (intercâmbios entre docentes, pessoal não docente e alunos).

Pretendemos uma melhoria da qualidade da educação (as parcerias com instituições europeias permitem-nos ter acesso a novos métodos de ensino, materiais educacionais e recursos inovadores); enriquecimento da experiência dos alunos (as parcerias oferecem oportunidades de intercâmbio que expõe os nossos alunos a diferentes culturas, línguas e perspetivas, enriquecendo a sua formação e promovem uma mentalidade global); desenvolvimento profissional do corpo docente (as parcerias possibilitarão que o corpo docente participe em intercâmbios e workshops, adquirindo novas capacidades e experiências que poderão ser aplicadas em sala de aula); a motivação dos alunos (os intercâmbios e projetos colaborativos com instituições europeias podem ser uma fonte de motivação e interesse, ligando os alunos à vida real); a visibilidade e prestígio (as parcerias internacionais podem destacar a nossa escola e atrair mais alunos bem como mais parcerias).

 

  • Integrar alunos com necessidades específicas e de diferentes nos projetos a desenvolver.

Pretendemos proporcionar a todos estes alunos oportunidades justas e equitativas que lhes permitam a participação neste projeto bem como a promoção de mentoria entre pares que lhes possibilite o desenvolvimento das suas capacidades e uma integração e acolhimento mais positivo.

Com as mobilidades a realizar pretendemos desenvolver parcerias estratégicas que nos permitam aprender com instituições que já implementem práticas bem-sucedidas de inclusão de forma a podermos adaptá-las ao nosso contexto.

 

  • Aumentar a literacia digital de professores e alunos.

Constatamos que muitos docentes apresentam ainda alguma resistência e desconhecimento relativamente à utilização da tecnologia na sala de aula em sentido oposto ao que acontece com os alunos que associam o mundo digital às suas vivências quotidianas. Pretendemos que, com a realização de projetos tipo job shadowing em instituições de outros países, possamos melhorar as competências digitais de professores e alunos desenvolvendo também a capacidade crítica, analítica e de investigação.

Desejamos possibilitar aos docentes o conhecimento de novas e melhores ferramentas e estratégias que possam integrar na sua prática letiva, tornando-a mais motivadora, envolvendo os alunos de forma mais dinâmica e que permita uma atualização em linha com a transição digital.

 

  • Promover a reflexão sobre a necessidade da transição ecológica, desenvolvendo hábitos diários de sustentabilidade ambiental.

Pretendemos levar a cabo workshops de sensibilização dirigidos à comunidade educativa e envolver os alunos na construção e distribuição de ecopontos específicos em todos os locais da escola, fazendo também a monitorização da sua correta utilização. De igual modo, pretendemos envolver as famílias na recolha de óleos usados para posterior reciclagem. De modo a envolver os alunos com necessidades específicas em atividades do foro ambiental e desenvolvendo competências motoras e cognitivas, pretende-se dar continuidade e aprofundar a dinamização de uma estufa de produtos agrícolas biológicos. A possível realização de mobilidades neste contexto permitirá a alunos e docentes a partilha de experiências e aquisição de conhecimento sobre boas práticas implementadas noutros países.

 

Ao longo do período de vigência da Acreditação ERASMUS+ serão realizadas diversas mobilidades, a iniciar em 2025, para pessoal discente, docente e não docente.

Curso “English Language Course for Beginners”

Organizador: Europass Teacher Academy

Localização: Dublin

Calendarização: 03 a 08 de março de 2025

Participantes: Pessoal não docente

• Ana Paula Veloso Alves
• Fernanda Manuela Costa Brochado

 

“This course is for all those who want practice English while familiarizing with a new place. The course will focus in Content and Language Integrated Learning (CLIL) activities. Participants will have the opportunity to develop oral and written skills in English as well as broaden their horizons regarding the culture of the English-speaking world. Methodology is based on theoretical lessons and practical hands-on activities such as games, oral and written exercises, simulations, role-play.”

 

O curso decorrerá em Dublin, capital da Irlanda que pertence à província de Leinster, estando situada na baía de Dublin.  O centro da cidade é dividido de norte a sul pelo rio Liffey, unidos pela ponte O´Connel, uma das pontes mais famosas da cidade. Dublin é o principal porto do país, centro de comércio e centro industrial.

A cidade foi fundada pelos vikings no séc. IX, que a apelidaram de Dubh Linn (lagoa negra), cujo nome está relacionado com o encontro dos rios Liffey e Poddle, que formavam um poço escuro e profundo na parte traseira do Dublin Castle.

É uma cidade conhecida pela afetividade dos seus habitantes, bem como pela produção de cerveja.

Informação cultural:

Região do Temple Bar: zona à beira rio, de grande animação, com vários pubs, restaurantes , lojas de vestuário e artesanato. Aqui também é conhecido o Food Market (mercado de comida) e o Book Market (mercado de livros de segunda mão).

Esta zona deve o seu nome a Sir William Temple, que adquiriu os terrenos em 1600.

Na cidade existem vários espaços verdes destacando-se o Parque Merrion Square, onde se encontra a estátua de Óscar Wild.

Castelo de Dublin: corresponde a uma fortaleza cuja construção terminou no século XVI, construído na mesma zona onde anteriormente existiria um castelo do século XII. Em 1684, um incêndio destruiu uma grande parte do castelo que acabou por ser reconstruído, mas obedecendo às influências da época. Atualmente alberga departamentos governamentais.

Catedral de S. Patrício

É a maior catedral da Irlanda, construída no séc. XIII, em homenagem ao Santo Padroeiro da Irlanda, São Patrício. Entre os séculos XVIII e XIX serviu como capela da Ordem de S. Patrício e, por isso, é possível ver as bandeiras de famílias que apoiavam cavaleiros desta Ordem.

A 17 de março comemora-se o dia de S. Patrício. Dos vários símbolos relacionados com esta comemoração destaca-se o trevo que, segundo a história, o Santo Padroeiro utilizava como uma representação da Santíssima Trindade).

Clique na imagem para ver a apresentação:

Curso “Through the Lens: Filmmaking, Creativity and Storytelling
through teaching”

Organizador: Erasmus+ Greece – Charisma International

Localização: Corfu

Calendarização: 21 a 26 de abril de 2025

Participantes: Pessoal docente
• Ana Cristina Magalhães Braga
• António José Lopes Afonso
• José Manuel dos Santos Castro

“This one-week course will focus on the techniques and theory through practice in the way we are using our creative thought to produce interesting stories and films. During the course of this seminar the participants will learn how to create interesting stories using Aristotle’s model of tragedy and how to create a script. In the second part of the workshop the participants will begin to create their own projects (fiction, documentary or experimental) and will learn the way to use their mobile phones in order to create high quality footage. In the last part of the workshop the participants will edit their films and present their work. Each teaching day lasts consists of a theoretical talk and a practical workshop. Workshops are designed to put into practice the elements discussed and taught in the theoretical part. The precise length of each section will vary by topic. Notes and handouts will be given each day, and participants will have the opportunity to develop their own materials within the workshop section of the course.”

O curso decorrerá em Corfu, uma das ilhas gregas situada no Mar Jónico.
A cidade foi colonizada, em 734 a. C. pelos coríntios. Em 229 foi invadida pelos Romanos. No início da Idade Média pertencia ao Império Bizantino; a Veneza de 1207 a 1214; ao reino de Nápoles (1267 a 1386); e novamente a Veneza (1386). O Império Turco tenta a posse da ilha mas sem resultados. Foi possessão francesa em fins do século XVIII e início do XIX e inglesa entre 1815 a 1864. A unificação com a Grécia moderna foi concluída em 1864 sob o Tratado de Londres.

Informação cultural:
Palácio e jardim de Achilleion: É um palácio com um incrível jardim construído em Gastouri, para a imperatriz Elisabeth da Áustria. Foi construído pelo arquiteto Raffaele Caritto , no estilo de Pompeia. Tem cerca de 80 hectares de estátuas, fontes, colunas e um jardim botânico.

Mosteiro de Vlachérna e Pontikonissi: O mosteiro é dedicado à Virgem Maria de Vlahernon e foi construído em 1700. Os barcos para a ilha de Pοntikonissi partem de frente do Monastério Vlachеrna. Este ihéu é uma ilha verde onde existe uma capela bizantina. Segundo a lenda, a ilha seria o navio de Ulisses que foi transformado em rocha pelo Deus Poseidon.

Igreja de Santo Expedito: É a Igreja do santo padroeiro, que se destaca pela cúpula vermelha. O seu interior tem inúmeros frescos, candelabros, com um teto em caixotão.

PADLET

LINK

Curso: “Happy Schools: Positive Education for Well-Being and Life-Skills Development”
Organizador: Europass Teacher Academy
Localização: Barcelona
Calendarização: 5 a 10 de maio de 2025
Participantes: Pessoal docente
• Alzira Manuela Fernandes Pereira
• Carla Eugénia Soares Sampaio
• Mara Célia Marinho Abreu Vaz

“The course will introduce participants both to Positive Psychology fundamentals, presenting the most relevant international theories and references, and to Positive Education theories and techniques.
During the course, participants will also be introduced to mindfulness as an opportunity to train their minds, drive attention to present moments, relax, achieve goals, and boost a certain level of self-awareness. They will be invited to design a personal project based on positive education to share with their colleagues once they go back to school. Finally, participants will be involved in an active learning process also focusing on personal experience and self-reflection, combining cognitive and emotional elements to make the learning process easier and ensure long-lasting retention of the new knowledge”

O curso decorrerá em Barcelona, cidade situada a nordeste da Espanha, na costa mediterrânea, e é a capital da Catalunha, numa planície de aproximadamente 5 km largamente limitada pela cordilheira de Collserola, o rio Llobregat a sudoeste e o rio Besòs ao norte
As possibilidades de visitas são quase infinitas e vão de visitas populares, como um passeio por Las Ramblas ou pelos mercados tradicionais como o da Boquería, até relaxantes pausas nas praias urbanas ou nos diversos bares com mesas ao ar livre do centro histórico
Vários edifícios históricos de Barcelona foram já classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.

Informação cultural – destaque:

Parque Guell
Enorme jardim com peculiares elementos arquitetónicos realizados pelo arquiteto António Gaudí.

Casa Batló
Construída entre 1904 e 1906, a Casa Batlló é a obra-prima de Gaudí. Antiga residência da família Batlló para conhecer cada um dos seus curiosos espaços, com destaque para o pátio de luzes e o rooftop com suas famosas chaminés.

Sagrada Família
O início da sua construção data de março de 1882 e mantem-se até à atualidade.
O projeto da obra é de Francisco Villar, feiro em 1822, mas logo no ano seguinte, Gaudi assume a obra. Com a morte de Gaudi, em 1926, somente 20% da obra estava realizada. Assim, a continuidade da construção coube ao seu discípulo Domènec Sugrañes i Gras A Sagrada Família tem influências dos estilos góticos espanhóis europeus, do Modernismo Catalão e do Art Nouveau.