Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Felgueiras

Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, Felgueiras

Acreditação Erasmus+ 2024-2027

Acreditação Erasmus+ 2024-2027

Acreditação Erasmus+ 2024-2027

 

 

O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos apresentou uma candidatura à Acreditação ERASMUS+, KA120-SCH – “Erasmus accreditation in school education”, a qual foi aprovada em janeiro de 2024, que se encontra em vigor até 2027.

 

Esta candidatura consistiu na elaboração de um Plano Erasmus+, que teve como foco 4 objetivos:

  • Melhorar a internacionalização do Agrupamento, estabelecendo parcerias estratégicas com as instituições europeias (intercâmbios entre docentes, pessoal não docente e alunos).

Pretendemos uma melhoria da qualidade da educação (as parcerias com instituições europeias permitem-nos ter acesso a novos métodos de ensino, materiais educacionais e recursos inovadores); enriquecimento da experiência dos alunos (as parcerias oferecem oportunidades de intercâmbio que expõe os nossos alunos a diferentes culturas, línguas e perspetivas, enriquecendo a sua formação e promovem uma mentalidade global); desenvolvimento profissional do corpo docente (as parcerias possibilitarão que o corpo docente participe em intercâmbios e workshops, adquirindo novas capacidades e experiências que poderão ser aplicadas em sala de aula); a motivação dos alunos (os intercâmbios e projetos colaborativos com instituições europeias podem ser uma fonte de motivação e interesse, ligando os alunos à vida real); a visibilidade e prestígio (as parcerias internacionais podem destacar a nossa escola e atrair mais alunos bem como mais parcerias).

 

  • Integrar alunos com necessidades específicas e de diferentes nos projetos a desenvolver.

Pretendemos proporcionar a todos estes alunos oportunidades justas e equitativas que lhes permitam a participação neste projeto bem como a promoção de mentoria entre pares que lhes possibilite o desenvolvimento das suas capacidades e uma integração e acolhimento mais positivo.

Com as mobilidades a realizar pretendemos desenvolver parcerias estratégicas que nos permitam aprender com instituições que já implementem práticas bem-sucedidas de inclusão de forma a podermos adaptá-las ao nosso contexto.

 

  • Aumentar a literacia digital de professores e alunos.

Constatamos que muitos docentes apresentam ainda alguma resistência e desconhecimento relativamente à utilização da tecnologia na sala de aula em sentido oposto ao que acontece com os alunos que associam o mundo digital às suas vivências quotidianas. Pretendemos que, com a realização de projetos tipo job shadowing em instituições de outros países, possamos melhorar as competências digitais de professores e alunos desenvolvendo também a capacidade crítica, analítica e de investigação.

Desejamos possibilitar aos docentes o conhecimento de novas e melhores ferramentas e estratégias que possam integrar na sua prática letiva, tornando-a mais motivadora, envolvendo os alunos de forma mais dinâmica e que permita uma atualização em linha com a transição digital.

 

  • Promover a reflexão sobre a necessidade da transição ecológica, desenvolvendo hábitos diários de sustentabilidade ambiental.

Pretendemos levar a cabo workshops de sensibilização dirigidos à comunidade educativa e envolver os alunos na construção e distribuição de ecopontos específicos em todos os locais da escola, fazendo também a monitorização da sua correta utilização. De igual modo, pretendemos envolver as famílias na recolha de óleos usados para posterior reciclagem. De modo a envolver os alunos com necessidades específicas em atividades do foro ambiental e desenvolvendo competências motoras e cognitivas, pretende-se dar continuidade e aprofundar a dinamização de uma estufa de produtos agrícolas biológicos. A possível realização de mobilidades neste contexto permitirá a alunos e docentes a partilha de experiências e aquisição de conhecimento sobre boas práticas implementadas noutros países.

 

Ao longo do período de vigência da Acreditação ERASMUS+ serão realizadas diversas mobilidades, a iniciar em 2025, para pessoal discente, docente e não docente.