PROJETO “THE FUTURE IS TODAY”
O Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, apresentou uma candidatura ao programa ERASMUS+, Ação-Chave 1 (KA122 mobilidade de pessoal docente e não docente), a qual foi aprovada em setembro de 2021 por um período de 18 meses.
Integrado numa comunidade com uma forte indústria do calçado e onde é possível entrar para o mundo do trabalho com uma escolaridade relativamente baixa, o Agrupamento debate-se com o desafio de provar à comunidade a sua relevância e preponderância no futuro daqueles que ao frequentam. Também o número crescente de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e inclusão é uma realidade no nosso Agrupamento à qual é urgente dar resposta. Constata-se, ainda, alguma iliteracia digital ao nível do pessoal docente, não docente e discente. É importante realçar que a maioria dos docentes deste Agrupamento está envolvido no programa de capacitação digital, sendo necessário com muita urgência minimizar e suprimir este défice.
Assim sendo, foram definidas áreas prioritárias de intervenção, a saber:
- Promover a igualdade e inclusão na aprendizagem indo ao encontro das necessidades e expetativas de cada um, promovendo o sucesso escolar e a integração na comunidade Modificar as metodologias pedagógicas com recurso ao digital.
O objetivo prende-se com o elevado número de alunos com dificuldades de aprendizagem e variedade de medidas inclusivas. Deste modo, a implementação das medidas deve ocorrer em todas as modalidades e percursos de educação e de formação, de modo a garantir que todos os alunos têm igualdade de oportunidades no acesso e na frequência das diferentes ofertas educativas e formativas. Pretende-se melhorar o apoio às aprendizagens através da diferenciação e coadjuvação.
- Maior capacitação digital dos docentes.
A construção de uma sociedade digital, identificada pelo Estado Português como uma oportunidade para “desenvolver um clima favorável à inovação e ao conhecimento”, enquanto desígnio, cuja visão estratégica foi definida através do Plano de Ação para a Transição Digital, em alinhamento com os objetivos da União Europeia no período de programação 2021-2027, de acordo com o quadro da Política de Coesão, é um desígnio do nosso Agrupamento. Debatemo-nos, ainda, com um deficit digital do pessoal docente e discente e baixas espectativas dos mesmos. É fulcral desmistificar, com metodologias pedagógicas novas e motivadoras/atuais, o ensino a distância (E@D) e alicerçar a integração transversal das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de outras ferramentas digitais nas práticas profissionais e pedagógicas dos docentes, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.
- A Internacionalização do Agrupamento.
Relativamente à instituição, o objetivo é internacionalizar o Agrupamento, projetando a sua imagem como um exemplo de inovação, dando enfase à dimensão europeia das instituições educativas; promover a formação de todos os intervenientes, bem como, criar oportunidades para o pessoal não docente desenvolver as suas competências linguísticas de forma a estarem aptos a participarem e acolher alunos/docentes em futuros intercâmbios europeus