Academia de Líderes UBUNTU

PROJETO

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanharfacilitarenriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.

Este projeto convida a uma viagem interior que desafia a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo. Ambiciona formar líderes servidores capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes, promovendo sempre a dignidade humana.

A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.

O MÉTODO UBUNTU

 

A palavra “Ubuntu” é uma combinação de dois termos: “Ntu” que significa pessoa e “Ubu” que significa tornar-se. Esta filosofia revela uma centralidade na pessoa na sua singularidade e, simultaneamente, propõe um caminho que cada um é chamado a fazer: tornar-se pessoa. A filosofia Ubuntu torna evidente que a natureza humana tem no seu centro a relação, “ser-com-o-outro”. Acreditando que nos tornamos mais pessoa na relação com o outro.

Este caminho, profundamente relacional, que se inicia no “eu” e se completa no “nós”, inspirou os promotores da Academia de Líderes Ubuntu a propor uma interpretação, possível de ser concretizada num método que possa ajudar cada um a descobrir-se como líder Ubuntu. Assim, o método proposto passa pelo aprofundamento do conhecimento de si e das suas capacidades e forças – os três primeiros passos – seguindo em direção ao outro – os dois últimos passos, numa dinâmica perpétua e circular, onde se volta sempre ao centro de cada um, para poder ir ao encontro do outro de forma renovada e melhorada.

A prática foi confirmando as potencialidades do método que, embora aberto a melhorias e contributos, acreditamos estar suficientemente testado, avaliado e consolidado, podendo ser proposto para replicação.

UBUNTU E OS 5 PILARES

O método Ubuntu aposta no desenvolvimento de cinco competências centrais, que trabalham o AutoconhecimentoAutoconfiança e Resiliência, a Empatia e Serviço. As primeiras três dimensões são mais individuais e as duas últimas mais relacionais.

Embora se dê especial enfoque às cinco competências referidas, a Academia de Líderes Ubuntu é um espaço onde se privilegia a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo outras competências como o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras.

AUTOCONHECIMENTO

Mais do que uma autoanálise intelectual, o autoconhecimento implica o reconhecimento interno de dinâmicas psicológicas e afetivas, de paixões e motivações, de medos e sonhos. A experiência da Academia de Líderes Ubuntu diz que o primeiro passo para uma verdadeira transformação de vida envolve uma viagem interior: o conhecimento de si mesmo.

Para ajudar nesta viagem são propostos momentos de reflexão individual, dinâmicas variadas e técnicas de storytelling, procurando facilitar a leitura e integração positiva da história de vida de cada participante, ajudando a ajustar a perceção que cada um tem de si próprio. Promove-se a consciência do eu presente, das transformações e crescimento pessoal, bem como a projeção do eu futuro, identificando estratégias que permitam desenvolver o potencial individual de cada participante. A consciência realista das forças e fragilidades individuais é essencial, pois é aí que assenta qualquer processo de capacitação e liderança.

 “Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.”

Mahatma Gandhi

AUTOCONFIANÇA

Uma das consequências positivas do autoconhecimento, conduzido mediante um olhar verdadeiro e humanizador, é o reconhecimento de forças e potencialidades individuais. A autoconfiança é aqui entendida como a convicção das capacidades individuais para atingir ou realizar um determinado objetivo. Com humildade, tomar consciência das características individuais e do seu valor intrínseco, para as colocar ao serviço da comunidade.  Como nos diz John Volmink, autoconfiança fala de foco e de coragem: foco no caminho que se quer trilhar e coragem para, apesar dos obstáculos, das críticas, das dificuldades, trilhá-lo.

A autoconfiança é fortalecida na medida em que, dotado de estratégias, cada um se reconheça capaz de atingir os objetivos e metas a que se propõe, cumprindo o seu desígnio no serviço ao outro. Trabalha-se para que os participantes recusem narrativas de resignação e autovitimização, recordando-lhes que são autores da sua própria história – “Eu sou o senhor do meu destino, eu sou o capitão da minha alma” (William Ernest Henley – Invictus)  

 

“Tudo parece impossível, até que seja feito”

Nelson Mandela

RESILIÊNCIA

A superação de obstáculos é um desafio universal, diário e inevitável. A resiliência concretiza-se pela capacidade de transformar estas mesmas adversidades em oportunidades de crescimento. As dificuldades, sejam elas grandes ou pequenas, simples ou complexas, desafiam cada um a superar-se, vencer, perseverar e crescer. A capacidade de transformar obstáculos em oportunidades, de não se deixar vencer pelo desânimo ou pelo desespero, ultrapassando-os de forma saudável, construtiva e acompanhada, surge como dimensão central a potenciar durante o processo formativo da Academia.

A resiliência permite olhar para os contratempos com a certeza de que, depois de ultrapassados, fortalecerão a capacidade de lutar pelos objetivos e sonhos que movem cada um. Assim, cada desafio ou dificuldade que se enfrenta com êxito fortalece a vontade, a confiança e a capacidade de vencer as adversidades futuras.

“As dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”

C. S. Lewis

EMPATIA

A empatia sintetiza a capacidade de ver e entender o mundo através do ponto de vista do outro. Implica estar disponível para reconhecer a outra pessoa na sua singularidade, para se colocar no lugar do outro. Cada participante é convidado a desenvolver a competência de se descentrar, tornando-se mais capaz de compreender, escutar o outro, de sentir com o outro numa dinâmica de encontro e construção positiva. Neste sentido, é fundamental promover o encontro, aproximar realidades, desconstruir preconceitos e combater o individualismo.

É através do encontro e da relação que a compreensão, a aceitação e o respeito surgem, mediante as diferentes formas de percecionar, ver e significar a realidade. Assim, pretende-se que cada um possa entender a essência Ubuntu, na medida em que nos tornamos mais humanos quando nos aproximamos e deixamos completar pelo outro. A empatia é “a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo” (Krznaric).

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”

Carl Rogers

SERVIÇO

O serviço é uma dimensão essencial e engloba uma forma concreta de ser e estar em relação. Ambiciona-se que cada participante Ubuntu, consciente da sua responsabilidade no mundo, possa adquirir as competências humanas e as ferramentas técnicas necessárias, para se tornar um líder servidor ativo na luta por um mundo melhor.

Conhecendo-se a si próprio, confiando nos seus talentos, acreditando na sua capacidade de superar as adversidades e sentindo com o outro, cada participante encontra-se pronto a servir liderando, promovendo e restaurando a dignidade humana. O serviço é o ponto de partida, mas também de chegada de um processo de construção individual que é circular, crescente e sempre incompleto. Torno-me pessoa.

 

 “Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”

Madre Teresa de Calcutá

OBJETIVOS DA ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU

 

  • Capacitar jovensenquanto agentes de transformação ao serviço das comunidades, promovendo o desenvolvimento integrado de competências, com enfoque nas capacidades para a liderança servidora;
  • Capacitar educadoresque, demonstrando ter experiência e aptidão como formadores, reconhecendo o potencial de transformação do método Ubuntu, ajudem a disseminá-lo promovendo uma cultura de construção de pontes, onde os líderes servidores tenham um papel cada vez mais relevante;
  • Promover o diálogo entre e dentro das comunidadespara a promoção da paz e construção da justiça, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e resilientes;
  • Desenvolver uma ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando três dimensões: eu, eu-outro, eu-mundo.

SEMANA DA EMPATIA

[17-02-2023]

Olá a Todos!
 
Para finalizar esta incrível semana, sugerimos o filme Amigos Improváveis.
 
 
Com este filme, vais poder aprofundar o conceito de preconceitos, e como desmitificá-los é uma parte importante do processo empático! 
 
Philippe (interpretado por François Cluzet) é um aristocrata branco, rico e extremamente culto. Driss (interpretado por Omar Sy) é um imigrante senegalês, negro e com uma série de problemas financeiros e pessoais. O caminho dos dois cruza-se quando Philippe, que é tetraplégico, anuncia que precisa de contratar um novo cuidador. Mesmo sem nunca ter trabalhado na função, Driss resolve candidatar-se à vaga. 
 
Assim tem início uma amizade muito improvável, de encontro entre dois mundos diametralmente opostos. A história é baseada na amizade real entre o empresário Philippe Pozzo di Borgo com o argelino Abdel Yasmin Sellou. 
 
O filme é trazido para o Clube Ubuntu uma vez que aborda a construção de pontes entre dois homens aparentemente opostos, bem como a humanização de cada um deles, com a sua dignidade reconhecida na plenitude apesar de todas as suas características que, à partida, poderiam suscitar pena ou medo.
“As histórias ensinam-nos empatia: se praticarmos, podemos melhorar.”
 
Votos de um Bom Carnaval
 
Até um dia destes 😉
 

As Equipas UBUNTU do AE

[16-02-2023]

Olá a Todos!
 
Estamos de regresso uma vez mais 🙂
Como sabem, esta semana, damos especial atenção ao tema da Empatia. Desde o nível interpessoal mais próximo – num exercício de compreensão daqueles com quem convivemos – até aos mais distantes, geográfica ou culturalmente – que também se tornaram próximos, neste mundo global feito aldeia – precisamos de cultivar este sentido empático
 
O mundo está cheio de “nós” e “eles” e de muros que tornam impossível a comunicação. Ou não. Se ousarmos sair das nossas ideias feitas e partirmos para o encontro face-a-face, deixando de lado o desejo de conquista ou de supremacia, talvez nos possamos encontrar simplesmente como pessoas. 
 A sugestão para hoje é a visualização deste pequeno vídeo. Inspirem-se para o exercício da Empatia.
“Só se entende a pessoa se a estiver a sentir”
John Steinbeck
Voltamos em breve.
Até já!

As EquipasUBUNTUdo AE

 

 

[15-02-2023]

Olá a Todos!
 
Hoje acordamos cheios de energia e para isso trazemos música. Algumas letras, a que a voz e a melodia dão brilho, ficam na memória e pedem que se revisitem regularmente. A seguinte mini playlist é um desses casos, escutem com o coração e deixem-se inspirar.
PS: Aconselhamos a sua audição na íntegra

Eu vejo-te…
Ninguém é invisível!
Voltamos em breve.
Até já!

As Equipas UBUNTU do AE

 

 

[14-02-2023]

Olá a todos!
 
Estamos de volta com mais uma sugestão para o dia de hoje 🙂
Desta vez lançamos o desafio:  Aprofunda o teu conhecimento sobre as pessoas que te rodeiam! Convidamos-te a ouvir (e ver!) com atenção um conto sobre Escutar o Bosque, da coleção de contos ubuntu!
https://www.youtube.com/watch?v=GLaF41bVKng&t=26s
Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.” 
Carl Rogers
Voltamos em breve.
Até já!
As Equipas UBUNTU do AE

[13-02-2023]

Olá a todos!

Estamos em plena Semana Ubuntu da Empatia, na qual dinamizaremos diversas iniciativas que nos falam desta fundamental qualidade para vivermos juntos.

Para hoje sugerimos:

A visualização deste vídeo inspirador e emocionante. Por vezes temos tendências a julgar demasiado rápido as pessoas, só conhecendo um lado da história.
Neste vídeo conseguimos perceber qual o impacto da empatia e do perdão na vida de alguém.

Voltamos em breve
As equipas Ubuntu do AE