Nos dias 20 e 21 de novembro de 2025, realizou-se uma Visita de Estudo a Lisboa, onde os alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto (10º, 11º e 12º Ano) tiveram a oportunidade de promover as aprendizagens da componente técnica e científica do Curso, nomeadamente, nas UFCD 9441 – Futebol Iniciação (10º Ano) e 9499 – Futebol – Metodologia do Treino (11º Ano), no âmbito das disciplinas de Modalidades Coletivas; e 9450 – Escalada e manobras de cordas (3º Ano), no âmbito da disciplina de Modalidades Individuais.
No dia 20, iniciou-se a visita pelo Complexo Desportivo do Jamor, nomeadamente pelo Adventure Park, onde todos os alunos experimentaram o Mega Circuito que é um dos maiores circuitos de arborismo da Península Ibérica, constituído por várias estações de madeira que se encontram colocadas no topo das árvores, com 44 atividades feitas através de pontes de corda, túneis, redes, estribos e carreiros, terminando em 5 slides. No início da atividade, os alunos assistiram a uma pequena ação de formação sobre as condições e as normas de segurança a ter em conta na utilização deste tipo de instalação, ministrada por um monitor credenciado. Da parte da tarde, os alunos exploraram as diversas instalações desportivas do Complexo Desportivo Nacional do Jamor, nomeadamente, os campos de Futebol, Basquetebol, a Estrutura de Força e o Mini Golfe. Visitaram ainda o Complexo de Piscinas do Jamor que foi a primeira instalação coberta em Portugal capaz de acolher provas Nacionais e Internacionais de qualquer disciplina da Natação.
No dia seguinte, os alunos visitaram a Cidade do Futebol que é um complexo desportivo da Federação Portuguesa de Futebol que funciona como o centro de estágio das 22 Seleções Nacionais e também alberga as instalações do Canal 11. A visita foi guiada pelos campos de treino, balneários, ginásios, salas de refeições, Centro de Congressos, Arena Portugal e Casa dos Atletas. Na parte da tarde, realizou-se a Visita ao Museu Cosme Damião e Estádio do Benfica. Os alunos realizaram um peddy paper “A Mística dos Campeões”, onde cada equipa de 6 jogadores respondeu a um total de 10 desafios, ao longo da exposição permanente do Museu. Na visita ao Estádio, passaram por diversas instalações: Bancadas VIP, Balneários, Túnel de Acesso ao Relvado, Sala de Conferência de Imprensa e conheceram a Mascote Águia Vitória. Terminamos a visita com umas fotografias junto da Estátua do Eusébio.
Consideramos que os objetivos da visita foram atingidos e que foi proporcionada aos alunos uma experiência educativa e dinâmica, em contacto com o desporto, a natureza e a história destes espaços emblemáticos. Neste sentido, foi possível complementar e consolidar os conhecimentos programáticos e contribuir para uma afirmação de aprendizagens significativas, com ganhos importantes na formação dos alunos.
A Diretora de Curso, Vanessa Fernandes
As Docentes, Ana Rita Cascarejo e Liliana Santos.




Deixe um comentário